sexta-feira, 8 de junho de 2007

Juiz pede ou manda?

Esta copiei do blog HTTP://paraentenderdireito.blogspot.com

Trata-se de excelente endereço que busca explicar a linguagem jurídica, à partis de notícias de jornais.

A que vai a seguir corrige informação da Folha de São Paulo, de ontem:

"Justiça da Bahia pede internação de menina anoréxica"
Justiça não pede. Ela ordena, manda, determina, estabelece, impõe, obriga. Ela não pede. Exceto quando um magistrado pede a outro para que faça alguma coisa. São os casos das cartas precatórias (um magistrado pede a outro magistrado, dentro do Brasil), e das cartas rogatórias (quando um magistrado brasileiro pede a outro magistrado fora do Brasil).

Nenhum comentário: